domingo, 9 de agosto de 2009

O Diário do Meu Dinheiro

Foto de propriedade da The Money Camp Brasil
Todos os direitos reservados

Já transmiti os conceitos sobre como introduzir a mesada como ferramenta de educação financeira ao seus filhos.

Uma vez inseridos os conceitos e colocados em prática, é hora de começar a mostrar às suas crianças que o dinheiro não somente serve para adquirir coisas que queremos agora(já que às vezes, há coisas que queremos agora e o dinheiro que temos não alcança o valor), mas que podemos planejar para ter estas coisas que custam mais...depois e que para isso, devemos poupar e não sair gastando tudo de uma só vez.
Mostre às suas crianças que, normalmente, as coisas que queremos agora são os nossos desejos imediatos e - como tudo o que temos vontade - se esperarmos um pouquinho e nos distrairmos com outras coisas, esta vontade passa e aí a gente percebe que não era um graaaanndddeeee desejo.

Nossos maiores sonhos - ou desejos muito fortes - estão normalmente naquelas coisas que custam muito mais dinheiro e que devemos poupar para alcançá-los.
Deixe de lado termos como crediário ou sobre uso do limite bancário ou sobre parcelamento em cartão de crédito ou uso do cartão múltiplo - principalmente se suas crianças não tem idade para compreender como isto funciona ou se não mencionarem isto - porque você entrará em um campo minado da educação financeira.

Lembre-se de um dos mais importantes princípios da educação financeira: "Se você não tem dinheiro para comprar à vista é porque você não tem dinheiro para comprar de jeito nenhum."
:-)
Explique aos seus filhos que para os sonhos maiores devemos planejar, economizar e poupar para que consigamos juntar a quantia equivalente ao valor daquilo que se quer.
Para que eles possam compreender este mecanismo, nada melhor do que a planilha.

Obviamente, com as crianças menores não é necessário você criar uma planilha no Excel para demonstrar os gastos que elas tem tido.

Com algo simples, você fará com que elas vejam para onde está indo o dinheiro da mesada e quanto elas deverão poupar para alcançarem sonhos maiores.
Abaixo, deixo um modelo simples do que pode ser a planilha inicial a ser adotada com seus filhos e que pode ser feito até em um caderno, o qual você deverá torná-lo especial, com um toque personalizado.

Nós o chamamos de "Diário do Meu Dinheiro".
Iniciando com o diário, você criará nas crianças o hábito de lançarem seus ganhos, suas despesas e eventuais recebimentos extras, (dinheiro extra mesada que poderá vir de tios, avós, presente de aniversário, etc), visualizá-los e apontarem onde estão os seus maiores gastos (exemplo, balas, figurinhas, album, games, em fim...) e começarem a poupar para alcançar coisas maiores, tais como patins, bicicleta, DS, Wii ou tudo o que desejarem na vida, mas, lembre-se, chama-se DIÁRIO, então, deve ser preenchido diariamente.
DIÁRIO DO DINHEIRO DA(O) (NOME DE SUA CRIANÇA)


Data /Entrada de $(+) /De onde veio /Saída de $ (-) /Pra onde foi /Saldo /Meu objetivo/ $



Aproveite para fazer o seu, também.

Assim, além de transmitir conteúdo de educação financeira, você compartilhará um momento especial com suas crianças.
Compartilhe esta idéia.
O futuro de seu filho agradece.

Abraços.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar.