sábado, 22 de agosto de 2009

Educar para a vida!

Confesso que somente depois de haver me envolvido profissionalmente com a educação financeira para crianças é que fui perceber o quanto esse conhecimento é importante para nossos filhos. Ensinamos-lhes sobre tudo, exceto a lidar com o dinheiro. Ocorre que este é parte inexorável da nossa vida, quer gostemos dessa realidade ou não. Não traz felicidade, como diz o velho ditado, mas é um instrumento do qual não podemos prescindir. A primeira lição que se pode extrair disso é que, sendo o manejo do dinheiro algo inevitável, é claro que deve ser uma habilidade dominada!
O que há para saber sobre o dinheiro? Muito além do que apenas aprender a economizar! É preciso também desenvolver competências e compreender como ganhar e investir dinheiro. Em geral, não dizemos aos nossos filhos, em uma linguagem clara, o que significa investir em ações na bolsa de valores. Do mesmo modo, não lhes transmitimos os bons hábitos financeiros de guardar e investir. E por que não o fazemos? Porque nossos pais também não ensinavam!
Além disso, é necessário desmistificar crenças negativas que prejudicam nossa forma de pensar a conquista de riqueza material. Com efeito, se entendermos que o dinheiro pode ser determinante para que tenhamos a vida que queremos, para alcançarmos nossos projetos de vida, é assim que merece ser visto!
E as crianças merecem ter acesso a toda essa informação! O fato é que, sem esta, correm o risco de tornarem-se excelentes médicos, empresários, professores, psicólogos, músicos etc, porém pessoas com dificuldades de controlar o orçamento pessoal e conquistar uma aposentadoria financeiramente tranqüila.
Mas o que mais gosto ao pensar na educação financeira de uma criança é a possibilidade de ajudar a formar cidadãos úteis à sociedade, preparados para serem agentes ativos do desenvolvimento sustentável do planeta. É que a boa formação financeira implica necessariamente na transmissão dos valores da cooperação e da doação, pois o mundo que queremos é um lugar em que todos possam viver, usufruindo os mesmos direitos.

Por tudo isso, entendo, junto com Sílvia Alambert, que "a educação financeira é muito mais do que somente ensinar a lidar com o dinheiro". Vejo que assim se educa a criança para a vida, diante das exigências da sociedade contemporãnea.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar.