sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Meus pais, meus heróis



Nós pais, ensinamos nossos filhos a criarem hábitos.

Nós os ensinamos a escovar os dentes, ensinamos a se alimentarem sozinhos, ensinamos a arrumar a mala para ir à escola, ensinamos que cuidem de si próprios e também os ensinamos a criarem determinados hábitos com o dinheiro.

Temos que passar anos da vida deles lhes ensinando coisas através do exemplo e da repetição, até que o hábito tome lugar e seja compreendido de forma natural.

Sempre realizamos estas tarefas com persistência ao longo da vida deles, por acreditarmos que com esses hábitos desenvolvidos estaremos fazendo com que nossos filhos alcancem objetivos que serão saudáveis para suas vidas: saúde bucal, cuidado consigo próprio, organização de vida e ...finanças.

Nós pais, somos os primeiros modelos na vida de nossos filhos.

À medida que vamos ensinando nossos filhos, eles passam a observar se fazemos aquilo que propomos a eles.

Quem nunca ouviu a célebre pergunta: " Por que você diz para eu ir dormir cedo, se você fica acordado?"

As crianças não querem ter dúvidas de que estão seguindo de forma correta o modelo que lhes é mais precioso: seus pais.

Fazer com que os ensinamentos se transformem em bons hábitos sem que haja questionamento por parte das crianças com relação às coisas que parecem tão indagáveis, não é nem tão fácil e nem tão simples quanto parece ser.

Imagine quando se trata de educar crianças financeiramente...

Da mesma forma que os ensinamos a escovar os dentes e vamos lá nos certificar de que realmente o fizeram, também é assim que devemos proceder com a educação financeira de nossos filhos.

Se você disser, por exemplo: "Poupe parte de sua mesada para adquirir bens maiores", você terá que verificar se sua criança realmente está aplicando isto na prática.

As crianças aprendem por observação e por repetição e devem ser orientadas para que este ato de poupar - ou qualquer outro que queiramos transmitir a elas - se transforme em um bom hábito, realizado de forma natural.

Procure observar qual o modelo e hábitos financeiros que você tem apresentado aos seus filhos.
Se quer educar seu filho financeiramente e não sabe por onde começar, poderemos ajudá-los nesta empreitada.

Quem ama, também educa financeiramente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar.