quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Mamãe eu quero. Mamãe eu quero.



Todas as crianças normalmente querem o que as outras crianças tem.
É normal as crianças ficarem pedindo por coisas que vêem que os colegas possuem: é estojo do personagem da menininha japonesa, é tênis da marca não sei das quantas, mochila da marca Z, camiseta da marca X, calça da marca Y , DS, playstation, Wii, celular, mp10 e etc etc etc.
Para ajudar, ainda há a questão da publicidade que incita ao consumo fazendo com que as crianças acreditem que para serem bem aceitas em determinado grupo social, elas TEM que TER todas estas coisas.

Os pais, por vezes, se sentem pressionados pensando que se não cederem a estes pedidos dos filhos, suas crianças crescerão revoltadas e frustradas e se tornarão adultos infelizes.
Outro fator complementar é o sentimento de culpa que por vezes assola os pensamentos dos pais por se ausentarem demais da vida de seus filhotes e acabam por recompensá-los com todas estas coisas que, para eles, depois que conquistam, já não faz mais sentido e partem para outro (ou outros) sonho de consumo.

É muito comum ouvirmos pais comentarem que seus filhos estavam ávidos por terem um determinado brinquedo e que, após esforço financeiro dos pais e a aquisição pelas crianças, estas simplesmente deixam aquilo empoeirando em alguma estante do quarto e começam a pedir por outra coisa.

O que os pais não percebem de fato é que, ao cederem aos desejos dos filhos estarão educando crianças sem conhecimento (e reconhecimento) de limites e crianças que pouco saberão qual o real valor das coisas.
Além do mais, os pais se esquecem que são eles mesmos que alimentam estes desejos de seus filhos por terem estas coisas porque, afinal de contas, são os próprios pais - os possuidores do dinheiro, do cartão de crédito e do limite bancário - que irão adquirir tudo aquilo que julgam ser um exagero por parte das crianças.

É preciso mostrar às crianças que presente é uma coisa e acumular coisas é outra e elas só entenderão a mensagem quando tiverem limites para perceberem a diferença. 
Por isso, é importante conversar com as crianças sempre, porque eles estão sempre prontos a testar os próprios limites para saber até onde podem ir com o limite (inclusive financeiro) dos pais.

Outro ponto importante, é ensiná-las a realizarem escolhas, combinando as datas especiais em que receberão aquilo que querem (e será interessante observar que eles vão mudando a escolha do presente até chegar a data para recebê-lo. Sinal de que não queriam aquele outro tanto assim...).
Natal, aniversário, dia das crianças e páscoa são datas em que um presente cai bem.

Dar tudo o que os filhos pedem simplesmente por dar - além de comprometer as bases da educação sobre educar filhos com limites e a própria educação financeira deles - só fará com que eles não deem o devido valor àquilo que lhes foi dado e fará com que continuem pedindo por mais coisas e coisas não tão desejadas, mas somente...coisas.
Agora um presente, sim. Isto sim é uma realização de sonho, de verdade.

Fecho esta com uma nobre citação de Fernando Pessoa para reflexão sobre como ao mudarmos, mudamos tudo à nossa volta, inclusive comportamentos.

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, pra sempre, à margem de nós mesmos."

Experimente. Tente.

Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar.