segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Papai me empresta o carro.

Imagem: Dreamstime
Sonho da maioria dos brasileiros, o carro zero é o número 2 da lista que configura a ordem dos objetos de desejo - o primeiro é a casa própria.
Pela valor mais baixo do que a aquisição de uma casa, o carro acaba vindo antes do imóvel.

Aliás, nunca foi tão fácil adquirir um automóvel no Brasil: sem entrada, primeira parcela depois de três meses e mais de 60 parcelas para pagar, qualquer pessoa ávida por um carro zero enxerga o cenário como a perfeita e única oportunidade da vida para conquistar o carro zero.

Como é fácil enganar o cérebro ( e se enganar), as pessoas julgam que não deve ser tão complicado assim conseguir pagar as parcelas, mas esquecem de todas as despesas que vem junto com o brinquedo novo: IPVA, seguro (consome até 6% do valor do carro anualmente), combustível e, mais para frente, manutenção, troca de peças, filtros de ar, de óleo, pneus, etc etc etc, fora as outras despesas já existentes para sobrevivência.

Tudo bem se a pessoa provisionou tudo isto ao longo dos anos da aquisição do bem, mas a história mostra que infelizmente não é assim que a maioria das pessoas realiza seus sonhos.

Em um de nossos acampamentos, trabalhando a questão dos objetivos de vida com os adolescentes, não foi surpresa comungarmos com eles o objetivo de terem um carro ( e alguns nem se importavam que não fosse zero km). A surpresa foi saber como pretendiam alcançar aquele objetivo: " Ah, tem que fazer 18 anos."
É neste momento que mostramos a eles quanto custa ter e manter um carro e para surpresa de muitos, não tinham idéia de que havia toda essa contabilidade envolvida. Achavam que era como mágica: você faz 18 anos e um carro aparece e será sempre abastecido, estará sempre lavado e brilhando, não haverá problemas de qualquer ordem, pois o mesmo mágico que fez o carro aparecer, dará conta de fazer o resto.

Por que, então, insisto na idéia de que a educação financeira deve começar desde cedo?
  
Porque o despreparo para se atingir objetivos de forma organizada acaba sendo também, o maior pesadelo ou quando não, o de grande frustração.

E se os pais de alguns destes jovens não tiverem condição de presenteá-los com um carro aos 18 anos, simplesmente por não acharem que o filho esteja preparado para tal evento? Os pais são pessoas más e incompreensivas? A família está quebrada? Os filhos se sentiriam traídos porque passaram a adolescência ouvindo que pessoas que completam 18 anos ganham carros?

Novamente, as pessoas estão mais centradas no " aqui e agora" e simplesmente se esquecem do futuro.

Isto não significa que nunca mais ninguém terá carro zero na face da Terra. Isto somente mostra o uso incorreto da inteligência financeira em favor próprio.

Cada um pode ter o que desejar ter e tem livre arbítrio para escolher como fazer para ter.

A diferença entre as pessoas que usam a IF* em favor próprio, normalmente são as que sabem esperar um pouco mais, as que não se impressionam com mega liquidações e saem comprando coisas que desvalorizam só porque está barato ou são levadas pela emoção e pelo simples fato de TER.

Quer saber como estas pessoas usam a IF* em seu favor na hora de comprar um carro ?

1) Elas não ligam por comprar carros zero km, porque entendem que um carro deprecia logo que é tirado da concessionária, então, compram carros com 1 ou 2 anos de uso (semi-novo). Quem paga o preço da depreciação é quem o comprou zero. Sempre haverá carros semi novos sendo vendidos. Inteligente, não?

2) Elas até adquirem o carro zero, mas preferem fazê-lo com  os ganhos de seus investimentos e não com o dinheiro do trabalho delas. Elas guardam um dinheiro mensalmente e durante anos, colocando-o em algum investimento e quando já possuem o valor para comprar à vista, vão lá, negociam o valor para compra à vista (sempre acaba sobrando um dinheiro na conta de investimento) resgatam o dinheiro e compram o veículo. O dinheiro do trabalho destas pessoas, servirá para continuarem vivendo suas vidas sem stress de pagamentos de parcelas mensais. Não lhe parece inteligente?

3) Partem para alcançar outros objetivos, sempre guardando e investindo parte do dinheiro e estando atentas ao momento e às oportunidades que sejam convenientes a elas e não a terceiros. 

A expectativa da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) é de que o setor chegue ao fim do ano de 2010 com total de 3,4 milhões de unidades vendidas, 8% mais que em 2009.
(Fonte: Leone Farias Do Diário do Grande ABC )  

Se você pretende ser o mágico da vida de seus filhos, comece a educá-los financeiramente e a usar sua IF* iniciando uma poupança para tal mágica agora, porque daqui a 2, 3, 5, 10 anos, vai continuar havendo bastante alternativa para tirar o coelho da cartola.

* IF = Inteligência Financeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar.