terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Tudo é mais simples quando se é mais jovem

post de Ramit Sethi - autor best-seller do livro " I will Teach you to Be Rich"
, co-fundador do PBwiki e graduado pela Stanford

Eu não poderia deixar de transmitir estas palavras do  Ramit e que nós da Creative Wealth International (Money Camp no Brasil), modéstia à parte, realizamos tão bem: transmitir o conhecimento financeiro que crianças e jovens necessitam para realizarem escolhas financeiras inteligentes na vida adulta.




Toda vez que ouço alguém dizer " Eu sou muito ocupado" para fazer alguma coisa, um bicho de estimação morre e eu mesmo tenho vontade de fincar um kataná (sabre longo japonês) nos meus olhos. Eu acho que as pessoas não tem idéia do que elas podem realizar agora. Enquanto jovens, temos apenas responsabilidades conosco e podemos fazer praticamente qualquer coisa que a gente queira. Se você pensar sobre as responsabilidades que terá daqui a 20 anos - ou mesmo em 5 - você vai começar a gostar de saber que poder fazer quase tudo agora é mais fácil do que depois.

9 exemplos:

Economizar dinheiro é mais fácil quando se é mais novo. Se você acha que não consegue poupar 25% ou mais do que você ganha hoje, pense nesta situação: você não tem que gastar com ninguém mais a não ser com você mesmo e, enquanto seu salário aumenta, suas despesas continuarão as mesmas, desde que você inicie hábitos corretos agora. Vamos pensar nas despesas que você terá que assumir daqui a alguns anos: seguro, casa própria, seguro da casa, reformas, um carro, seguro de carro, manutenção do carro, seguro saúde, férias, doação, presentes de casamento, presentes de aniversário, viagens de formatura, babá, fraldas, leite especial para bebê, atividades esportivas para crianças e, finalmente, despesas inesperadas. Como escreveu Chris Yeh, " Esta manhã, calculei nossas despesas mensais e descobri que elas são cerca de 10 vezes maiores do que quando minha esposa e eu éramos solteiros vivendo por nossa própria conta.” Se você pensar que você será capaz de poupar mais no futuro do que hoje, você está no mínimo maluco. Leia meu site, leia outros sites, comece um planejamento e inicie um caminho.


Exercitar-se. Sendo jovens, estamos na nossa melhor forma natural. As pessoas praticam cooper no quarteirão próximo a minha casa  e, quando eu vou, vejo pessoas de mais idade suando feito o Patrick Ewing* depois de uma única volta. Eu mesmo ultrapasso esses senhores de 72 anos de idade várias vezes. Tudo é mais simples quando se é mais novo.

Comer em restaurantes fast food**. Como dizem os conhecedores da ciência, quando somos mais jovens nosso metabolismo também nos permite comer estas maravilhas engorduradas, a mais deliciosa comida da terra, sem que isto nos cause grandes transtornos Então, talvez não devessemos nos sentir tão culpados ao comer aqueles "saborosos" sanduíches dos restaurantes fast food.

Iniciar seu próprio negócio. Eis os motivos mais comuns que as pessoas se justificam por não iniciarem um negócio próprio enquanto são novas e que me deixam feliz em saber que eu não sou um dragão (meu suspiro poderia consumí-las): “ Eu vou esperar ter um pouco mais de dinheiro” ou “ Eu primeiro tenho que aprender mais antes de fazer isso.” Então, a maioria das pessoas não irá iniciar seu negócio próprio e isto é perfeitamente compreensível, mas, para aqueles que querem começar, não há nada melhor do que aprender, fazendo - até porque se você falhar, o que de pior poderá acontecer na sua idade? Você não irá perder sua esposa e filhos. Você vai e se emprega em alguma empresa. Você poderá ir em busca do mundo corporativo. Tornar-se empreendedor depois, vai ficando mais e mais difícil.

Eu vivi esta situação quando estava me formando na Universidade: a empresa Google me fez uma proposta dos sonhos de qualquer formando, minha posição dentro da empresa seria perfeita para o momento e as pessoas que trabalham lá são realmente inteligentes, a refeição é maravilhosa, mas eu decidi iniciar o meu caminho (na PBwiki) porque eu tenho tempo para  retomar o mundo corporativo, caso seja meu desejo. O pessoal da Google deu um super apoio.


Passar o tempo com os amigos. É mais fácil sair com os amigos agora do que no futuro. Por que? Porque de um modo geral, vivemos na mesma localidade, temos estilos de vida parecidos e, praticamente, só temos responsabilidades conosco mesmo. “Mas Ramit,” você poderá dizer, “a maior parte dos meus amigos moram distantes.” Mesmo que eles morem do outro lado do país, nós temos tão poucas responsabilidades financeiras que não é difícil pegarmos um trem, avião ou ônibus e atravessar o país para vê-los no final de semana. No meu outro blog ( Things I hate (Coisas que eu Odeio)), eu escrevi sobre as pessoas da faculdade que se casaram simplesmente por namorarem durante os anos da Faculdade. Que erro ! Não são todos os seus amigos que fizeram isto e nem todos estão em relacionamentos tão sérios nesta época. Se você tiver amigos casados, você saberá o que vou dizer: já tentou chamá-los durante os finais de semana para sairem juntos? É quase como uma girafa tentando achar um par de lentes de contato perdidas. Quase impossível. Somos jovens, nossos amigos são jovens e quase todos estão disponíveis para sair.


Fazer seu próprio projeto de vida. Pelo amor de Deus, nós temos mais tempo para realizar coisas agora do que quando formos mais velhos. “Mas Ramit,” você poderá dizer, “Eu trabalho 12 horas por dia, estudo para o meu MBA e ainda construo casas na Guatemala aos finais de semana. Você está falando porcaria.” Vamos cair na real: Nós temos muuuuito tempo que usamos para atividades de lazer – ou assistindo The Hills ( a Heidi me surpreendeu na quarta feira), fazendo ginástica ou seja lá o que for. A questão é, você consegue gerenciar o seu tempo e direcioná-lo para a realização daquilo que você realmente quer para você? Algo que terá impacto na sua vida nos próximos 5, 10, 20 ou 50 anos? A resposta é sim. Pense: em um futuro breve, você estará realmente ocupado e o tempo será curto para planejar sua vida.


Risco, investimento e vida. Vou descrever alguns medos que nós temos sobre pensar em investimento, mas você pode aplicar isto a qualquer área da sua vida.

Não se preocupe tanto em perder dinheiro. Não se preocupe tanto em ter uma alocação de ativos perfeita. Não se preocupe se seus amigos estão ganhando mais dinheiro do que você. Preocupe-se em ainda não ter começado a fazer nada.Em minhas palestras de uma hora, questiono às pessoas da mesma faixa etária que eu, o que aconteceria se perdessemos todo o nosso dinheiro naquele minuto. Após um minuto de inevitáveis suspiros, a maioria das pessoas admitem que não aconteceria nada de muito ruim - além do sentimento péssimo de perder dinheiro. Talvez alguns tenham que voltar a morar com os pais por uns poucos meses, centrar-se novamente e correr atrás do prejuízo. Agora pense o que aconteceria com alguém de 35 anos, casado, 2 filhos e um financiamento de casa própria? Perder parte (ou todo) do dinheiro nesta fase seria catastrófico. Agora imagine se isso acontecesse com você aos 65 anos de idade, aposentado, perder todo o seu dinheiro seria uma questão de vida ou morte.

Obter retornos financeiros mais elevados implica em maior risco. Na sua idade, você é bem mais tolerante a correr riscos - até tem um certo apetite por isso. Se investirmos bem no longo prazo, o tempo atenuará as perdas do curto prazo. Não, não estou dizendo para você perder todo o seu dinheiro. Estou dizendo que você  deve se informar e se educar para começar e, ainda assim, se você deixar uma brecha de medo tomar conta de você com relação a investir dinheiro ou não, tenha certeza de que você estará perdendo os melhores anos de juros compostos trabalhando para você e para o seu dinheiro se transformarem na sua independência financeira.


Encontrar pessoas interessantes. Você não acredita na quantidade de pessoas que querem partilhar conselhos e criarem conexões. Eu as encontro todo o tempo e não é porque eu sou um cara divertido (eu não sou) . Isto acontece porque eu sou jovem e curioso. Presidentes de empresas, Vice Presidentes de empresas, pequenos empresários e professores são muito amigáveis quando se trata de transmitir conhecimento. Acho que isso acontece por conta de 3 fatores: 1) As pessoas adoram falar sobre elas mesmas e eu sou interessado nas estórias de vida dessas pessoas. 2) As pessoas adoram conversar com pessoas mais jovens, seja para partilhar suas experiências ou simplesmente por gostarem de conversar com pessoas mais jovens porque também se sentem aprendendo sobre outros pontos de vista mais atuais. 3) As pessoas adoram saber que as intenções são puras quando você se interessa em saber algo novo como aprendizagem. Quem sabe o que aconteceria se você só perguntasse? No mínimo, iria aprender algo interessante sobre outra pessoa.


Viajar.  Você acha que quando tiver 30 anos você estará no mesmo pique de passar o final de semana em alguma praia, chegar em casa às 5 da manhã e ir trabalhar na segunda feira às 8 hs? Esqueça. Eu não tenho 30 anos, mas não parece que os caras de 30 sofrem de problemas nas juntas  e de incontinência? Brincadeira, espero que eu não tenha problemas assim. De qualquer forma, viajar para passear (ou mesmo morar) é incrivelmente mais simples quando somos mais novos. Para passear, você pega aquelas promoções de empresas aéreas que custam R$ 100,00 ida e volta para qualquer canto do país. Para morar, você escolhe o lugar, arruma um trabalho que pague suas despesas e pronto. Viveu uma aventura. Sem contar o tanto de aprendizagem e cultura que você ganha vivendo em um lugar diferente do seu.


Viver em situações que seus pais abominariam. Quanto mais idade vamos alcançando, vamos ficando mais exigentes com relação ao nosso conforto. Quando viajamos, por exemplo, ficamos em um albergue da juventude e tudo bem. Pessoas depois dos 30 já preferem ficar hospedadas em pousadas mais ajeitadas e confortáveis, depois dos 35 anos, as pessoas querem ficar em hotéis. Na Faculdade, moramos em repúblicas, apertados, compartilhamos banheiros e tudo parece divertido. Nossos pais, por exemplo, medem o tamanho da casa em centenas de metros quadrados e as cozinhas tem " ilhas" (Uma coisa engraçada: se você mora em uma república, observe a cara de alguns pais que chegam para visitar o quarto em que seu filho irá compartilhar e... trazem lençóis de linho da Target ***? Meu Deus!) Tudo bem, o ponto é que vivemos super bem em espaços que, certamente, não iremos querer viver mais quando ficarmos mais velhos. Isto significa que economizar no valor do aluguel vivendo em um lugar mais barato ou dirigir um carro com 10 anos de uso ou apenas pensar que você não precisa de muito…tudo é mais simples quando se é mais novo.


Pense sobre isto.
Este será apenas mais um artigo de blog que você leu e sua vida vai continuar como está ou você poderá pensar em algo concreto, AGORA, que realmente você quer fazer porque é melhor fazer agora porque tudo é mais simples enquanto se é mais novo?


* Patrick Ewing - ex jogador jamaicano astro da NBA e atual assistente técnico do Orlando Magic
** Estudos mostram que o nível ideal  de consumo de alimentos fast food, para evitar problemas de obesidade e colesterol alto, é frequentar estes locais apenas 2 vezes na semana (e quando se é mais novo!)
*** Target - loja de Departamentos americana que vende todos os tipos de produtos de marcas famosas a preços imbatíveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar.