sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A Marca e O Verdadeiro Preço das Coisas

Tênis de marca com super poderes,  roupas de grifes que te deixam uma verdadeira top model, musa inspiradora, deusa grega, mulher referência de marca famosa, bolsas de grife, sapatos com todo o tipo de salto última moda (há mulheres que são verdadeiras centopéias), cremes super mega hialualgumacoisa.

Ao visualizarmos as propagandas, somos pegos " sonhando' quase inconscientes em frente a telinha - eu mesma compraria fácil aquela cafeteria caseira se tivesse certeza de que o George Clooney apareceria para um café - quando vemos nossos objetos de ....DESEJOS quase saltando da televisão.

Primeiramente, devemos entender o que é uma marca:

"Uma Marca é determinada por um nome escrito, uma palavra com certo significado, uma imagem que a simbolize e até mesmo por um desenho, mas também pode beneficiar-se de todos estes atributos, que, quando unidos, podem fortalecer a imagem desejada pelo profissional de Marketing na mente do consumidor e seja facilmente reconhecida e lembrada diante dos concorrentes, as cores também influenciam esta presença, que pode durar anos e até mesmo estar presente durante toda a vida de um consumidor. (...)
(...) Muitas Marcas, normalmente as melhores do mercado, trazem consigo a garantia de qualidade, mas pode-se perceber que uma Marca é um símbolo muito mais complexo, chegando até os 6 níveis de significado:

1.Atributos: neste ponto a Marca traz à mente do consumidor algumas características: um automóvel de luxo bem construído, com boa engenharia, duráveis e de alto prestígio;

2.Benefícios: os atributos devem ser traduzidos em benefícios emocionais e funcionais, como a durabilidade de um bem e a não necessidade de adquirir outro por um determinado tempo;

3.Valores: o Valor não é o monetário, mas sim o que simboliza na mente do consumidor e representa em termos éticos da empresa para com o consumidor;


4.Cultura: aqui há muito mais do que um simples fator, é o ponto onde o “nascimento” da Marca significa muito mais do que a existência do produto, a cultura de onde vem o produto deixa muito claro a expectativa do consumidor e gera satisfação ao entregar o que têm em seu significado;

5.Personalidade: neste quesito, com a vida ganha pelo produto, a Marca projeta uma personalidade, como poder, dedicação, perfeição, força etc.;


6.Usuário: aqui há a definição de qual é o público-alvo ou consumidor do produto, deixando bem clara a Segmentação feita pela empresa. "
Fonte: KOTLER, Philip. Administração de Marketing, São Paulo, 10ª Edição, 2004

Outro dia, em uma entrevista em um desses canais de tv a cabo sobre botox, cremes, preenchimento de linhas e etc, ouvi uma dermatologista americana dizer que "se existisse um creme antiidade que realmente fizesse aquilo que promete, não haveria necessidade de criar tantos outros cremes para a mesma finalidade."

(glup) Não é louco e verdadeiro ?
Quantos cremes diurnos, noturnos, com FPS, sem FPS, para a região dos olhos, para o pescoço e colo, para redução de medidas, para firmar a pele você tem ?

Outro dia em uma destas grandes farmácias, um senhor falava ao celular irritadíssimo para a esposa: " Você não acha que está exagerando? Peguei os cremes que você pediu e 2 deles servem para a mesma coisa, mas são de marcas diferentes. Você tem certeza que é isto mesmo?". Desligou o telefone e, antes de desembolsar quase R$ 600,00 em cremes para a esposa, virou-se e disse: " Todo mês ela muda de cremes que são para a mesma coisa. Eu já nem sei mais quantos cremes ela tem e não estou seguro de que isto funcione."

Como diz Maria Helena Pires Martins em seu livro " O Prazer das Compras": " uma das características do consumismo moderno é a insaciabilidade" e, ao que parece, os profissionais de marketing das empresas sabem disto direitinho.

Por isso, ainda que você tenha a sua lista de objetos de desejos de marca e a-dooo-ra tudo isto, use sua inteligência financeira e se questione antes de comprar: 

1) Preço
2) Qualidade
3) Garantia
4) Se você mudar de idéia, poderá devolver ? (principalmente, se for compras de catálogos ou online)
5) Quanto tempo demorará a estar desatualizado?
6) Esta é uma decisão emocional? POR QUE você quer isso?
7) Qual o PREÇO DO STATUS desse produto?
8) Há a opção de comprar semi novo? (já comprei creme antiidade de amiga com preço bem menor, sem ela ter nem aberto a embalagem) :-O

Não faço apologia a marcas, mas há Outlets bem interessantes espalhados por aí, com até 70% Off.
Surpreenda-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar.