segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

The Sims e a Educação Financeira

Desespero dos pais e verdadeiro vício entre crianças e jovens (e até alguns adultos - hehehe), alguns games são verdadeiros aliados a educação financeira e empreendedora.
Eu, particularmente, resolvi conhecer um pouco mais sobre games e devo confessar, me tornei  " The Sims Affectionated" e descobri um universo de possibilidades dentro da educação financeira e empreendedora das crianças.

Semprei olhei meio desconfiada com relação ao que esses games poderiam proporcionar, além de horas " perdidas" em frente a TV, crianças com olhares fixos em frente a tela, ouvidos praticamente surdos e mãos tão habéis em manejar controles e apertar botões, que eu chegava a ter medo de onde isto poderia levar.
Mesmo com a quantidade de minutos cronometrados, porque acredito ainda na disciplina dos horários, eu tinha a sensação de ser quase invisível naquela hora e meia em que via minha filha totalmente absorta, buscando superar obstáculos e se utilizar de estratégias quase militares para superar, ao final das contas, a si mesma.

Buscando entender o que havia de tão fascinante no mundo dos games que fazia minha filha se " ausentar" durante aquele tempo, procurei entender o que aquilo significava e decidi entrar no mundo dela e entender o sentimento que gira ao redor.
Escolhi um game aleatoriamente e comecei a tentar decifrar onde aquilo me levaria. 
Fiquei surpresa quando me peguei lutando pela própria sobrevivência em um jogo que se chama " The Sims - Náufragos".
Descobri um mundo quase real, cheio de afazeres, trabalho duro, frustrações, recompensas, prazeres, desprazeres e, também, sucesso. Ser bem sucedido em um jogo como este, significa você aprender a  economizar por questão de sobrevivência, compartilhar para poder formar um time com objetivos em comum (neste caso, sair da ilha), criar relacionamentos positivos, melhorar seu status social (sim, você começa sem nada e pode terminar o jogo com uma casa bem confortável para suprir todas as suas necessidades de conforto e confeccionar roupas fashion ).

É verdade que há games muito violentos e não há dúvida que sou favorável ao controle dos games por parte dos pais, principalmente por conta da faixa etária. 
Por achar que um game é só um game, isto não significa que devemos estar menos alertas ao que nossos filhos jogam e veem. Ao contrário, devemos nos aproximar para entender qual a pretensão ou intenção implícita do jogo.
Seria legal se os jogos tivessem classificação indicativa para que os pais pudessem avaliar o conteúdo dentro da faixa etária de seus filhos, como proposto por Silvio Meira, especialista em engenharia para a criação de videogames, “O problema não é se o jogo é violento ou não. O problema é se você consegue separar que o jogo é um jogo e a vida a ser vivida aqui fora, neste mundo de carne e osso, é parte daquilo ou não”, explicou ele, que é também professor de Informática da Universidade Federal de Pernambuco

No caso específico dos games The Sims, fiquei feliz em entender que são situações que fazem refletir sobre a vida real, sobre como fazer dinheiro, como criar relacionamentos positivos, como alcançar objetivos de vida, como ser bem sucedido em várias áreas da vida através de seu próprio esforço.

Aproveito e deixo uma citação de Zebulon Buffet que vale mais para a vida real, mas que até cairia bem como instruções para os games The Sims.

" Tente ser pontual nas suas negociações.
Você terá dificuldades em se entender com certos homens; com estes faça a menor quantidade de negócios..
Proteja seu crédito, pois ele vale mais que dinheiro...
Não tenha tanta pressa de enriquecer...
Quero que você seja capaz de viver e morrer bem."
trecho retirado do livro  Bola de Neve - Warren Buffett e o Negócio da Vida
 
Sucesso no jogo da vida real a todos.

Um comentário:

  1. muito bom o documentario.isso é muito importante,seria otimo se todos os games tivessem uma faixaetaria.As crianças não ligam se o game é violento ou não.bom a unica coisa que eu tenho a dizer é:
    PARABENS!!!!

    ResponderExcluir

Seja o primeiro a comentar.