terça-feira, 14 de junho de 2011

Educação Financeira é muito mais do que dinheiro e investimentos

Imagem: The Money Camp Brasil
Todos os direitos reservados
Muitas pessoas me perguntam o que é The Money Camp e eu costumo dizer que o programa é mais uma filosofia de vida a ser seguida, muito além do que se trata a educação financeira pura.

Por que?

Na educação financeira convencional as questões quase óbvias ligadas a dinheiro e finanças, construção de sonhos (objetivos de vida), planejamento orçamentário, poupança e investimento são tratadas como se fossem receita de bolo e, ainda assim, sabemos que vai depender do tipo de forno de cada um para saber se a receita vai dar certo, então e portanto, são conhecimentos que são transmitidos e que servirão para mostrar às pessoas que elas podem muito mais com seu dinheiro do que simplesmente gastar antes de ganhar ou para que entendam as diferentes possibilidades com o seu dinheiro. Para isso, então, vai depender de cada pessoa querer fazer a receita do bolo, ou seja, seguir a lição de casa com os números, através das planilhas.

Eu acho magnífica a idéia de se educar financeiramente as pessoas, ainda que seja desta forma, já que a maioria das pessoas nem sabia o que era educação financeira há muito pouco tempo e nem nunca tiveram a oportunidade de recebê-la, quem dirá ter a percepção de que a educação financeira vai muito além dos números da planilha. Por isso, muitas pessoas não dão muita importância a esse "negócio de educação financeira", pois além de "terem vivido até aqui sem isso", há os hábitos financeiros pessoais enraizados os quais as pessoas nem percebem.

Diferentemente disto tudo que se apresenta é que entra o programa The Money Camp, já que além de mostrar isso (e até mais), o programa leva o indivíduo a refletir e entender por si próprio que há muito mais elementos envolvidos em seu desejo de querer crescer e prosperar do que somente os números.

Eu digo ainda, ao contrário do que muitos afirmam, que até analfabeto sabe contar números e principalmente dinheiro. Podem não saber manusear uma calculadora científica para verificar a quantidade de juros embutidos em uma compra parcelada ou terem dificuldades para contar o troco, mas reconhecem seus desejos e sabem que o dinheiro compra coisas.
Você mesmo deve conhecer pessoas assim.

Para deixar claro como a educação financera vai além dos números, deixo um breve relato de uma situação em que pude aplicar não só os conceitos do programa The Money Camp, mas pude participar como "coaching" e ver um resultado positivo de mudança de comportamento financeiro através dos ensinamentos do programa. Eu poderia declarar várias outras, mas esta em especial foi muito próxima do meu dia a dia.

Eu tive uma funcionária em minha casa que é analfabeta, mas ela sabe "contar dinheiro" (e como sabe!!) só que fazia tudo errado com o dinheiro porque não foi ensinada a lidar com ele; só foi ensinada que tinha que trabalhar duro, ganhar dinheiro, comprar coisas e pagar contas.
À epoca, estava com o nome limpo e tinha uma conta corrente no banco (ela sabe somente assinar o nome dela. Escreve as letras, mas não reconhece o que está escrito). Ah, sim, e um talão de cheques e vários cartões de crédito (mesmo sendo analfabeta).
Óbvio que não demorou para que se enrolasse toda: emprestava os cartões aos outros e, na inocência e ignorância, assinava e emprestava folhas de cheques aos familiares.
Bem, o caso aqui foi que não demorou para que ela descobrisse que estava com o nome sujo, endividada e sem acesso a crédito algum.
Bastou que ela fosse ajudada a administrar o próprio dinheiro, orientada a negociar suas dívidas, ensinada na forma como agia com seu salário, com seus cartões, como os outros se aproveitavam do analfabetismo dela, para que ela saísse das dívidas e voltasse a gozar de seu nome e seu crédito. Que fique claro também, que entre sujar o nome e pagar as dívidas foram 2 longos anos.

Continua sendo analfabeta, mas não mais ignorante na forma sobre como lidar com o próprio dinheiro, simplesmente porque ELA estava aberta para receber e melhorar a própria condição dela e os ensinamentos a ajudaram a olhar a vida com menos desespero, a partir do momento em que ELA escolheu mudar.
Não é que hoje ela seja investidora no mercado de capitais ou tenha poupança formada ou um plano de aposentadoria, mas porque ELA não quer, pois já  foi mostrado que ela pode fazer muito mais com o salário que recebe, mas se está bom para ela assim, quem irá conseguir mudá-la já que ELA mesma não quer?

Então, veja bem, a educação financeira não se trata apenas de apresentar números, planilhas ou investimentos dos outros que deram certo.
A pessoa tem que entender a educação financeira como sendo praticamente uma filosofia a ser seguida, conhecer a si própria, saber identificar onde está e até onde deseja sonhar a sua vida e, para isso, deve estar pronta para receber os ensinamentos e querer realizar a sua mudança interior para que reflita e tenha impacto direto em sua vida exterior.

O que o programa da The Money Camp promove vai muito além da abordagem sobre dinheiro e investimentos para construção de sonhos de vida no curto, médio ou longo prazo, vai além da economia do cafezinho. Os valores e conceitos transmitidos estão intimamente ligados à forma como a pessoa se vê, através do questionamento, busca interior e auto avaliação de seu sistema de crenças, de valores que compõem sua própria vida e, por isso, é transformador e perdura para sempre na vida da pessoa e tem impacto direto na vida de seus familiares.

A leitura que cada um faz de sua própria vida é que o faz escolher entre querer mudar ou permanecer como está.
O que o programa The Money Camp propõe, muito mais do que ensinar sobre os princípios básicos da educação financeira, é oferecer a oportunidade para que as pessoas reconheçam seus perfis para que realizem mais em suas vidas; inspirá-las a reconhecerem sua inteligência financeira e buscarem o melhor para si próprias, para seus familiares, para o próximo; fazer com que cada um ponha em ação o seu deus interior (entusiasmo), desenhe e tenha as rédeas de sua própria vida financeira e esteja determinado a buscar cada vez mais informação e conhecimento, pois somente através da prática constante é que uma pessoa poderá se dar muito bem em qualquer ponto da vida que deseje mudar.

Desejo a todos que me lêem aqui uma vida plena de saúde, felicidade e com abundância de tudo de melhor que sonharem para suas vidas, da mesma forma que desejo a mim mesma e aos meus.

Um forte abraço.

Silvia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar.