terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Fazer o Bem Faz Bem



Foto de propriedade The Money Camp - Brasil
Todos os direitos reservados - 2011

Ao assistirmos aterrorizados aos noticiários trágicos sobre as enchentes que fazem vítimas em diversas regiões do país, questionamo-nos sobre vários aspectos de nossa própria vida: a fragilidade do viver independente da situação sócio econômica; as coisas realmente importantes na vida: família, amigos, ter onde morar, ter o que comer, beber, vestir e, principalmente, ESTAR VIVO.

Em situações deste nível, as pessoas ficam mais sensibilizadas e percebem que são abençoadas e sentem-se bem em ajudar ao próximo através da doação, pois entendem este ato como sendo um conforto àquele que receberá sua ajuda, por menor que seja.

Como sempre coloco também, não é preciso esperar que situações catastróficas aconteçam ou que alguma grande instituição faça campanhas pela televisão para receberem doações para nos lembrarmos de sermos gratos por estarmos vivos e sermos quase perfeitos, e nem tampouco esperar ter a renda do Brad Pitt ou da Oprah Winfrey para oferecer ajuda ao próximo.

Há inúmeras instituições espalhadas pelo Brasil que vivem suas catástrofes particulares e que lutam para obter ajuda para levar recursos a, literalmente,  locais que nem constam no mapa ( Ong Idéia Fixa - por um Sertão sem Fome - contato: Tânia Mara - fone: 11 8591 1324 email: ideiafixa17@hotmail.com),  na missão de aliviar a dor e o sofrimento de famílias esquecidas e que vivem em condições sub-humanas, a crianças portadoras de deficiência física ou mental que foram abandonadas, pessoas portadoras de doenças incuráveis, idosos que foram simplesmente maltratados e colocados para fora de casa ou, ainda, a causas que se referem ao meio ambiente e que diz respeito a todos nós.

O mais interessante, e por algum motivo isolado, é que muitas destas mesmas pessoas que se sentem bem ao fazerem doações nestes momentos catastróficos parecem não ver que estas coisas acontecem e sequer se movimentam por abraçar outras causas.

A lei da doação está associada diretamente a educação financeira.

Oras, se o dinheiro é uma energia de troca – você precisa do dinheiro para trocar por coisas que você necessita ou deseja ou, caso contrário, você se sentirá estagnado (há quem se sinta até infeliz!) - é este mesmo processo de dar e receber que mantém a energia circulando em nossas vidas.

Em seu livro, as 7 leis espirituais do sucesso, Deepak Chopra explica assim a lei da doação para os setores da vida: “ (...) Se quisermos receber amor, temos que dar amor. Qual é a intenção? Essa é uma pergunta fundamental. Quando você doa de verdade você sente prazer em ver a felicidade do outro. Não importa a sua doação, seja um sorriso ou uma flor, mas que seja sincero e incondicional. Enquanto você dá, está recebendo. Quanto mais dá, mais cresce a sua confiança nos efeitos milagrosos desta lei. E quanto mais você recebe, mais cresce a sua capacidade de dar.”

É um círculo vicioso ao melhor estilo “ Corrente do Bem”.

Experimente mais. Pode ser que você goste mais e faça mais.

Não julgue que você precisará ter “rios de dinheiro” ou esperar momentos catastróficos acontecerem para fazer doações.

Se for de coração, muito ou pouco, fazer o bem faz bem.



E aí, já liberou aquele sorriso largo, disse aquele “ bom dia” motivante ou já fez alguma coisa pelo próximo ou pelo planeta hoje ?

Deixo este link para você se motivar e contagiar outras pessoas.


Compartilhe sua experiência aí nos comentários.
Você poderá ser a inspiração para outras pessoas.

Serviço doações:

Cruz Vermelha: Avenida Moreira Guimarães, 699, em Indianópolis, em São Paulo
Defesa Civil de São Paulo: Rua Afonso Pena, 130, no Bom Retiro, em São Paulo
Fundo Social de Solidariedade: Rua Adolfo André, 1.055, no Centro de Atibaia
Centro comunitário da Legião da Boa Vontade (LBV): Avenida Rudge, 908, no Bom Retiro, em São Paulo


Seja um voluntário:
www.voluntariado.org.br
www.voluntarios.com.br

www.msf.org.br
Ou veja se em sua empresa já há alguma ação voltada a Responsabilidade Social Empresarial. Participe.
E já que a idéia é trocar energia...
Um abraço de urso para você.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar.