sábado, 10 de julho de 2010

Feriado de 9 de Julho Vs Educação Financeira

Image: dreamstime.com

Durante nossos cursos, apresentamos a "Pizza do Conhecimento" e mostramos que há sempre o que se aprender.
Para aprendermos sobre algo novo, temos que ser no mínimo curiosos por querer conhecer algo novo, mesmo que, de repente, isto só agregue conhecimento a nós mesmos.

Pense rapidamente nestas 3 situações e tente dar pelo menos um exemplo de:
- 1 coisa que você sabe que você sabe
- 1 coisa que você sabe que você não sabe e
- 1 coisa que você não sabe que você não sabe 

Pois bem, durante esta semana conversando com pessoas, só por curiosidade, questionei se sabiam porque no dia 9 de Julho era feriado. Obtive respostas interessantes:

" Por conta da Revolução de 32."
" Acho que tem a ver com alguma coisa da Avenida 9 de Julho."
" Por causa de uns caras que morreram por alguma coisa que eu não sei o que é."
" Tem alguma coisa a ver com o Parque do Ibirapuera?"

Pois é. Ninguém nunca sabe ou vai conhecer sobre tudo e o que pode parecer ser importante para alguns não é importante para outros. Para alguns, a Revolução de 1932 foi um movimento cívico histórico memorável; para outros, é um feriadão para relaxar e curtir e, para outros ainda, é um dia perdido.

Independentemente de como você entenda a data, o mais importante é enxergar nas coisas que você não entende como sendo um momento para a aprendizagem.
Quanto mais você abre sua mente para o que lhe é novo, quanto mais você sai da sua zona de conforto, quanto mais você expande seu conhecimento, maior será sua visão crítica e oportunidade para enxergar além, maior será sua segurança em tomar decisões a partir de seus próprios julgamentos - e não pelo o que apenas você ouviu dizer que era bom ou ruim - e maior será o controle que você vai ter da sua própria vida.

Considerando que escolhas, em qualquer campo da vida, sejam pessoais, eu o convido a criar a sua " Pizza do Conhecimento" para que você se permita enxergar o quanto de conhecimento você ainda pode adquirir e quantas novas habilidades você ainda pode desenvolver para a sua vida.

Todos os dias, um pouco de cada vez, mas sempre.

Você já aprendeu sobre algo novo hoje? 

" O verdadeiro conhecimento vem de dentro." (Sócrates)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar.