quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ninguém gosta de reduzir despesas


Em cursos de educação financeira sempre você irá ouvir sobre reduzir despesas.
Veja bem: não há outro modo de fazer um " pé de meia" sem que você invista um pouco de dinheiro mensalmente.
Também, não há mal nenhum em gostar de gastar dinheiro, de viajar, de ir a restaurantes, de comprar coisas que você quer.

O fato é que sem um planejamento, nada disso é realizado de forma saudável e sustentável, porque qualquer um sabe que gastar mais dinheiro do que se ganha, a matemática não fechará na certa.

A questão é que ao longo dos anos (talvez, desde sua tataravó), fomos ensinados a ganhar dinheiro de forma limitada: estude, tire boas notas, faça faculdade, arrume um bom emprego, blá blá blá...
A limitação de se contentar em ter um bom emprego já reduz a possibilidade de sonhos que desejamos tornar real ao longo de nossa vida.
Claro que não é impossível construir sonhos independentemente da quantia de dinheiro que fazemos, mas sem dúvida, eles poderão demorar mais ou menos e serão maiores ou menores dependendo da quantia de dinheiro que fazemos mensalmente.

Portanto, há um limite com relação as despesas que você poderá cortar mensalmente, mas não há limites com relação a quantidade de dinheiro que você pode fazer.

A maioria das pessoas comenta que está ganhando pouco, que não sobra muito para investir em nada (nem na continuidade de cursos que poderiam fazê-la sair do lugar comum), que não está contente com o valor de salário que recebem mensalmente, mas em compensação, pergunte a qualquer pessoa se ela tem uma idéia para fazer mais dinheiro e ela fica estagnada.
Desculpas como: "eu já trabalho demais" ou " quem acharia boa e pagaria pela minha idéia ?" ou ainda " não tenho tempo para mais nada", são comumente ouvidas.

Então, é isto, ninguém gosta de ter que reduzir despesas, mas também são poucas as pessoas que arregaçam as mangas e vão a luta atrás de mais dinheiro.

E assim sendo, não há outro ensinamento a transmitir a não ser " reduza suas despesas".

Para que não entrem na mesma sintonia, não prive as boas idéias de suas crianças.
Permita que experimentem o empreendedorismo, incentive-as a usarem a criatividade para fazer dinheiro - dentro de um bom senso, obviamente e é para isso que os pais existem, para orientar seus filhos.

Não desperdice a genialidade de seus filhos e ajude-os a se tornarem adultos seguros com relação as possibilidades de sua vida, com a construção de seus sonhos, para que não precisem pensar em reduzir despesas porque foram ensinados sobre como construir e manter riqueza na sua vida e na vida dos outros.

Promova a educação empreendedora e financeira de seus filhos.

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar.