1) O que é Acampamento para crianças?
Em poucas palavras: acampar é uma experiência rica como vivência para a criança.
"Longe da família, ela aprende, de forma lúdica, a conhecer seus limites e enfrentar dificuldades”, diz Marco Antonio Vivolo, diretor-presidente da Associação Brasileira de Acampamentos Educativos. O especialista afirma ainda que as principais propostas do acampamento é o desenvolvimento da autonomia da criança, da convivência com o outro e da cooperação." (revista Crescer, Junho de 2008)
Essa cultura de mandar filhos para acampamentos de férias é bem antiga na Europa e Estados Unidos. Aqui no Brasil já se faz isto a uns 80 anos.
2) Quando se fala em Acampamento Temático, como no caso de um Acampamento Financeiro, as pessoas logo "acham"que a criança ficará trancafiada como numa sala de aula, recebendo informações sobre dinheiro, investimentos, economia, quando deveria estar ao ar livre brincando.
Ao invés de se informarem como funciona um acampamento temático, alguns adultos simplesmente "acham"que isso não é para suas crianças e jovens e limitam a oportunidade de suas crianças aprenderem lições que elas levarão para a vida inteira, da forma que elas mais gostam: brincando ao ar livre.
"Quebrar este paradigma é um grande desafio, pois a maioria das pessoas não conhece esta importante ferramenta como recurso educacional e para muitos “acampar” ainda significa simplesmente viver ao ar livre ou cuidar da casa num ambiente natural, sugerindo a vida em barracas, cabanas, dormindo no chão e vendo as estrelas.Na realidade, esta proposta essencialmente educacional diferenciada vai muito além dos conteúdos pedagógicos aplicados pela escola e cobrado pelas famílias. Percebe-se claramente que as escolas estão aquém de uma pedagogia do brincar com suas grades curriculares repletas de tarefas numa perspectiva futura, já de preparação para o mercado de trabalho, com a falsa impressão de que, ao usar o tempo ocioso para atividade lúdica, a criança estará perdendo tempo e, muitas vezes, os adultos tentam dirigir e enquadrar esse “tempo ocioso” com atividades que parecem lúdicas.
"Na verdade, as atividades muito dirigidas inibem a capacidade de criar, fundamental para o desenvolvimento psíquico. Esse espaço ocioso é importante para iniciativa, espontaneidade, liderança, criatividade". (Psicanalista Vera Iaconelli - 2006).
Os Acampamentos Pedagógicos, em sua grande maioria, têm uma proposta filosófica voltada para uma formação holística embasada nos quatro pilares da educação, valorizando de forma significativa as competências e relações humanas. Trazendo a importância desta atividade para a formação de crianças, jovens e adultos saudáveis é que identifica-se que seu principal instrumento de transformação é a brincadeira, que é através do ato de brincar que descobre-se o seu eu e que somente o brincar produz uma experiência cultural e verdadeira como diz Winnicott (1975), percebe-se, então, a contribuição que os Acampamentos Pedagógicos têm na formação das crianças e jovens em parceria com as escolas e famílias.
Na atividade lúdica a criança vivencia o mundo de forma plena, descobre o seu corpo e traz para dentro do seu universo sua realidade através de experiências de perdas, alegrias, conquistas, decisões, refletindo e construindo o seu aprendizado. Pode-se dessa forma estabelecer com muita propriedade que a brincadeira é, sem dúvida alguma, a melhor metodologia para educar/transformar crianças, pois por meio delas constrói-se e reconstrói-se a todo o momento papéis, funções e ações, refletindo sobre o cotidiano, além de ampliar a linguagem, estabelecendo novos conceitos e criando novas relações com os outros, a partir de um simples jogo onde há regras, vencedores, ganhadores, possibilidades e desafios a serem vencidos.(...)
(...) ainda vale a pena citar um pequeno trecho da “Carta do Lazer” que está na Declaração dos Direitos da Criança de 1959:A criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras, os quais deverão estar dirigidos para a educação; a sociedade e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício deste direito”. (Declaração dos Direitos da Criança, 1959, p. 82).
Acreditando ainda que a educação pode ser encarada como uma proposta vivida e uma grande aventura, os acampamentos tornam-se ambientes perfeitos para essa experiência, desenvolvendo habilidades, valores, conhecimentos, aprendizado, criticidade, comprometimento e uma diversidade de atividades, construídas pelo prazer e pela brincadeira, que é sua principal linguagem para adquirir novas situações e criar outras regras, desenvolvendo vários aspectos sociais, emocionais, cognitivos, motores e trazendo o mundo simbólico para bem perto, ao mesmo tempo não se desfazendo do real." -
Rose Jarocki - Pedagoga - (http://acampamentociadolazer.blogspot.com/2009/03/o-que-e-um-acampamento-pedagogico.html
Pois bem, dentro de todo este contexto e da experiência que vivemos com nossos acampantes, afirmo com propriedade: Sim, suas crianças e jovens aprendem e brincam muito em um Acampamento Financeiro.
Aliás, sala de aula com mesa e cadeira, um professor falando, falando, falando é para aluno em escola. Não para as férias, nem para os cursos da Money Camp Brasil. (http://www.themoneycamp.com.br/)
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