terça-feira, 8 de novembro de 2011

O Sonho Cor de Rosa

"Os seres humanos têm uma habilidade extraordinária de transformar nada em algo. Eles conseguem transformar ervas daninhas em jardins e moedas em fortunas." - Jim Rohn

Toda vez que tenho conhecimento de uma história de sucesso, algum caso no qual a pessoa partiu do zero – e aqui quero dizer que iniciou algo sem ter dinheiro, só uma ideia – e fez história com algum produto ou serviço, fico entusiasmada em querer compartilhar porque isso significa que qualquer um que tenha um desejo forte, um sonho – qualquer um mesmo – com disposição, disciplina e persistência pode fazer o mesmo.

Há quem diga que essas pessoas tiveram sorte. E tiveram mesmo: a sorte de não desistirem de seus sonhos, de seus ideais.

Veja o caso de Jesus. 
 
Jesus Noberto Gomes nasceu em Vitória do Mearim 06 de junho de 1891. Aos 14 anos mudou para São Luis, capital do estado do Maranhão, na esperança de trabalhar em qualquer coisa e ganhar dinheiro. Seu primeiro emprego foi na farmácia Marques, de Dr Augusto César Marques, onde aprendeu em pouco tempo as receitas e logo subiu de categoria. Com a ânsia de vencer na vida, aos 20 anos comprou a farmácia Galvão. A partir desse momento, começou a fabricar o injetável contra a gripe intra-muscular “Gomegaya Jesus”, antigripal Jesus, peitoral Jesus e Jesulina (pasta dentifrícia). Com o passar dos tempos, criou uma seção de águas gasosas e refrigerantes, iniciando as pesquisas para produzi-los. Então, surge o primeiro produto GUARANÁ JESUS, que possuía leve sabor amargo e não agradou a maioria dos degustadores. Obstinado, continuou as experiências.
O guaraná Jesus, criado em 1920, enraizou-se no gosto maranhense. Com pouquíssima propaganda, tornou-se quase um símbolo cultural do Estado. Ele deu origem a um subsegmento, o guaraná rosado, comum também no Piauí e Pará. 

O objetivo de Jesus, quando criou a bebida, era sintetizar um medicamento para o estômago utilizando uma máquina de gaseificação importada, no entanto sua criação fracassou e ele resolveu transformar o suposto remédio em uma bebida doce e inofensiva para os seus netos, com o tempo a bebida extrapolou o âmbito familiar e mais tarde tornou-se um grande sucesso na região.

Guaraná Jesus é um refrigerante de cor rosa, com um cheiro peculiar parecido com tutti-frutti e sabor adocicado, lembrando vagamente cravo e canela, devido a estes serem dois de seus, segundo a lenda, 17 ingredientes. Os ingredientes são, até onde se sabe, naturais, são extratos de guaraná, que contém cafeína,teofilina e teobromina, coletados em uma viagem que Jesus fez para a Amazônia, é por isso que muitos maranhenses falam que este é o único refrigerante que não agride o corpo humano.

A bebida construiu um mercado tão forte no Maranhão que suas vendas superaram as da conhecida concorrente e, por causa disso, em 2001, a filial maranhense da concorrente comprou os direitos de distribuição e a fórmula da bebida, impedindo sua saída do estado de origem, único lugar onde é produzido.
A popularidade do refrigerante mais conhecido do Maranhão vai contra toda a lógica publicitária, pois até 1998 nenhuma propaganda do produto tinha sido veiculada em qualquer meio de comunicação. Em 2007, a revista Seleções, na edição de janeiro, no prêmio 100 Mais Brasil, que destacou os 100 acontecimentos, produtos ou fatos mais falados no ano anterior, premiou o Guaraná Jesus como a melhor bebida do Brasil.

O poder comercial da bebida é tão grande que turistas chegam a levar estoque do refrigerante para seus estados/países e as agências de viagem usam a bebida, alinhada com o folclore, como forma de atrair os turistas para o estado.
 
Portanto, para todos aqueles que ficaram curiosos em conhecer esta bebida, de sabor característico, em tentar entender o seu grande sucesso, restam apenas três opções:

- Ir ao estado do Maranhão e adquirir o produto;
- Encomendar por meio de amigos ou adquirir por meio de alguns sites de compra;
- Esperar que a política comercial do produto seja alterada e ele passe a ser comercializado em outros estados.

Eu experimentei e aprovei. Jesus é bom.

Nunca desista dos seus sonhos, sejam eles da cor que você quiser.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar.