quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Eu prefiro ser essa Metamorfose Ambulante



Esta foi a notícia que mais me deixou chocada depois que eu descobri que Papai Noel e Coelho da Páscoa não existem.

Como nosso cérebro é tendencioso e sempre acredita em tudo o que nos dizem ou no que lemos, tenho por hábito buscar informações que comprovem os fatos.

“Nunca acredite em tudo o que eu lhes digo. A minha verdade pode não ser a sua.”, falo aos meus alunos, porque acho importante que eles experimentem por eles mesmos o significado de plasticidade neuronal e sobre poder sempre aprender coisas novas, formar novas sinapses (imagine fogos de artifício na virada do ano. É isso.) e buscar novas verdades com base no conhecimento deles. “ Penso, logo existo.”

O cérebro A-DO-RA uma novidade.

Depois que li o artigo abaixo, não foi diferente e acabei descobrindo mais coisas interessantes.

Como trabalhamos a educação com base na neurociência, este é um dos temas que me atrai bastante e algumas coisas eu já conhecia e algumas outras coisas interessantérrimas e escritas do jeito que o nosso cérebro gosta de ler me prenderam à leitura (fogos de artifícios) e partilho com vocês, antes de contar a máxima do dia.

Suzana Herculano-Houzel autora dos livros O Cérebro Nosso de Cada Dia - Descobertas da Neurociência sobre a Vida Cotidiana(2002), Sexo, Drogas, Rock'n'Roll & Chocolate - O Cérebro e os Prazeres da Vida Cotidiana (2003), O Cérebro em Transformação (2005) e Por que o Bocejo é Contagioso? e Outras Curiosidades da Neurociência do Cotidiano (2007)

http://vetneuro.wordpress.com/

http://www.azzarellogroup.com/blog/2010/07/29/your-brain-on-stress/

Goleman, Daniel – Inteligência Emocional

www.cidadedocerebro.com.br

Finalmente, a resposta mais simples que eu precisava encontrar depois de tanta neurociência, veio de um trecho do livro “ Comer, Rezar, Amar” , de Elizabeth Gilbert.

…People universally tend to think that happiness is a stroke of luck, something that will maybe descend upon you like fine weather if you are fortunate enough. But that's not how happiness works. Happiness is the consequence of personal effort, [...] and once you have sustained a state of happiness, you must never become lax about maintaining it…

(tradução livre) ...As pessoas tendem a pensar universalmente que a felicidade é um golpe de sorte, algo que talvez lhe aconteça se você tiver sorte suficiente, como o tempo bom. Mas não é assim que a felicidade funciona. A felicidade é consequencia de um esforço pessoal.(...) e você precisa participar o tempo todo das manifestações de suas próprias bênçãos. E, uma vez alcançado um estado de felicidade, você nunca deve relaxar em sua manutenção....

Agora, sim, o artigo que me levou a pesquisar tudo isso e ficar encantada com mais um pouco.

Ao final das contas (lá vem a matemática), foi bom pra mim e espero que seja valioso para você também.

Texto original: http://darrenhardy.success.com/2010/11/to-be-great-be-grateful
Tradução livre: Silvia Alambert

Você sabia que o seu cérebro NÃO foi desenhado para te fazer feliz? Sei que isso parece ser alarmante para você, mas seu cérebro tem uma única função primária – mantê-lo vivo (* por conta da amígdala cerebral que não evolui desde os tempos das cavernas). Seu cérebro é programado especificamente para se concentrar em coisas negativas.

Isto é um problema caso você deseje amar, prosperar e ser feliz – aquelas coisas além da questão da segurança.

Deixando-o sem orientação, seu cérebro vai te cozinhar para buscar por eventos negativos (* no caso de muitos telejornais e tramas de novelas, eu chamaria de “ desgraças”) durante o dia, todos os dias de sua vida. O enigma é – aquilo que você pensa é o que acontece. Onde você concentra sua atenção é para onde ela vai, para onde sua energia flui, o rumo que a sua vida toma.

(* quer pior do que encontrar um colega no café e você pergunta: “ Oi. Está tudo bem?” e a pessoa começa: “ Menina, estou tão desanimada. Deixa eu te contar a última que o fulano aprontou comigo...” ou “ Nossa estou com uma alergia que é um sofrimento e não sei de onde vem e não estou aguentando e vou ter que ir ao médico e blá blá blá ...” Pronto. Acabou sua energia e seu cérebro também começa a pensar em coisas desgraçadas para você poder participar da conversa. Inacreditável mesmo a facilidade com que o cérebro rapidamente encontra uma desgraça. E quando a gente ainda começa a se coçar junto...).

Aqui é que entra o poder da gratidão. Se você quer direcionar sua vida para coisas positivas, você tem que direcionar sua mente para aquilo que é positivo e forçá-la a focar naquilo que você se sente grato.

Se você quer se sentir bem, você tem que focar na gratidão. Você pode mudar qualquer situação na sua vida simplesmente redirecionando sua mente para focar no que você julga ser certo, ao invés de focar no que você julga que é errado.

(* O Prof. Luiz Machado dá um exemplo até engraçado sobre isto. Ele diz que normalmente a pessoa quando faz uma oração ela pede assim: “ Senhor, proteja o meu dia. Não deixe que nada de mal me aconteça, não deixe que eu seja atropelado, não...”. Ele diz que com base nesta oração, a pessoa atrai tudo de ruim, porque o quadro mental enquanto ora, é o de se imaginar em situações que possam lhe acontecer, inclusive de se ver sendo atropelada. Deveria orar alterando o estado negativo do cérebro para um estado positivo).

Eu tenho um Desafio da Gratidão para você: Meu desafio é que você pense em uma área de sua vida que você encontra alguma dificuldade e tem o desejo de melhorá-la. Pelos próximos 21 dias, ao final de cada dia, invista 3 minutos e escreva sobre uma situação que você julga problemática na sua vida, mas de forma positiva e a qual você seja grato (* oops, parece difícil ? Claro, se o cérebro só pensa em coisa negativa normalmente... mas insista com ele para achar coisas positivas até nas situações negativas). Pode ser um colega de trabalho, seu emprego, uma situação no casamento..qualquer coisa ou qualquer pessoa que lhe cause frustração ou lhe afete de forma negativa.

Eu lhe afirmo que quando você mudar o seu olhar sobre a situação, a situação muda junto.

Quem está pronto para este desafio simples? Mãos à obra. Ler este blog não irá lhe ajudar. Como Johann Von Goethe disse, “ O saber sozinho não é suficiente; nós precisamos aplicá-lo.” Idéias que não são praticadas não tem utilidade alguma. Idéias executadas tem o poder de mudar o mundo – particularmente o seu.

Experimente o desafio. Não por mim, mas por você. Você tentará ? 3 minutos por dia durante 21 dias. Quem fará? Declare na seção de comentários que você tentará e que você estará comprometido em ser grato durante os próximos 21 dias. Não seja um “lurker” (* sem significado exato para o português, mas o mais próximo seria a pessoa que acompanha blogs, fóruns de notícias, faz parte de redes sociais, mas que nunca se manifesta. Tipo um “ observador”) silencioso, encoraje outras pessoas partilhando sua declaração na seção de comentários.

(*) minhas colocações

3 comentários:

  1. Eu declaro e me comprometo a partir de hoje e durante 21 dias a dedicar 3 minutos do meu dia a ser grata e reverter de forma positiva uma situação com uma pessoa que me incomoda muito.

    ResponderExcluir
  2. Eu aceito o desafio, vou me dedicar durante os próximos 21 dias a reverter uma situação que me incomoda na empresa... 3 minutos durante o dia não são nada, vamos lá!!!

    Abraços!

    Denise

    ResponderExcluir
  3. Retorno para declarar que fiz e continuo praticando em outras situações de minha vida.
    O resultado daquilo que eu esperava foi surpreendentemente positivo.
    Realmente, mude um pouco de cada vez, mas mude. Não dói tanto e pode ser muito bom.
    Desejo a você tudo de bom que desejo a mim mesma.

    ResponderExcluir

Seja o primeiro a comentar.