segunda-feira, 15 de junho de 2009

Criando Atitudes Positivas em Seus Filhos


Imagine como seria a vida se ganhar dinheiro fosse tão simples e natural quanto andar de bicicleta ou mesmo amarrar os sapatos. Imagine você se graduar do colegial com uma renda passiva permanente, segura e já pronta. Você acordar todas as manhãs e descobrir que tem mais dinheiro em sua conta de investimentos do que ontem. Se você quiser viajar, você viaja. Se você quiser pintar, escrever ou, simplesmente, realizar algo criativo que lhe ocorreu, você realiza. Você poder escolher sua profissão pela paixão que você tem, ao invés de escolher pelo dinheiro que ela poderá lhe proporcionar, já que seu dinheiro já está lá mesmo, trabalhando por você. Imagine-se tendo tempo para sua família e amigos, "malhar" e praticar sua espiritualidade.


A maioria de nós não foi criado assim. A maioria de nós teve que aprender pela dor as verdades básicas sobre dinheiro ( e a maioria de nós ainda continua aprendendo desta forma).

Mas com o conhecimento e as ferramentas corretas, nós poderemos tornar a vida mais segura para os nossos filhos.


Como pais, há importantes passos que devem ser seguidos para que vocês possam orientar e promover a segurança que seus filhos necessitam para se tornarem seguros perante a vida, inclusive financeira:



Se tivermos que considerar um dos principais pontos, e somente um, que construirá o sucesso de uma criança, este é o ponto. Construir atitudes positivas em seus filhos na base do poder-fazer preencherá qualquer lacuna que eles encontrem na vida deles e para o resto da vida.


E, infelizmente, esta lição nós ensinamos invertida bem cedo, praticamente quando eles começam a falar. Quantos de nós já escutamos nossos filhos dizerem "eu não posso" ou "eu não consigo", não é? E quando eles são pequenos, quase tudo com relação a esta frase é verdadeira, já que tudo parece estar além da capacidade deles naquela época.


Porém, no fundo nós sabemos que a atitude "poder-fazer"é essencial e que a auto-análise de "eu não posso" é a maior ameaça para a atitude positiva "poder-fazer".


Quer um exemplo para ilustrar? Você deixaria sua filha de 6 ou 7 anos lavar louças? Você deixaria seu filho de 7 ou 8 anos desmontar e montar seu computador?

Parece louco? Mas normalmente eles pedem por coisas que aparentemente está além da capacidade deles em realizar e é isso que eles pedem o tempo inteiro e nós normalmente dizemos..."Não pode fazer isto." ou "Você ainda não consegue fazer isto."


O mais correto é substituir o "Não pode"ou "Não consegue" pelo "É melhor você adquirir mais prática"(ou "é melhor esperar você crescer um pouco mais"!).


"Eu escolhi não fazer isto por ainda não ter muita prática. " soa muito melhor do que "Eu não consigo."


A diferença entre "Eu não posso"e "Eu escolhi não fazer" não tem preço. E sabe por que?

Porque é besteira dizer que "Não se pode" ou "Não se consegue".


Qualquer ser humano PODE e CONSEGUE realizar tudo aquilo que quer (nem que seja quebrando uma louça pela primeira vez ou montando um robô com as peças que sobrarem do computador).

Até aqueles que são considerados "deficientes" realizam coisas que nós, autodenominados "normais", duvidamos que podemos.


A verdade é que, obviamente, realizamos as coisas que consideramos que nossos filhos ainda não estão aptos a realizar ou não podem realizar. Afinal de contas, não precisamos colocá-los em risco desnecessário; só que deveríamos realizar estas coisas até o ponto em que elas fossem genuínas. Depois disto, ELES mesmos PODEM realizar.


A questão é que as crianças - e depois jovens - tem percepções rápidas e obviamente preferem minimizar o trabalho delas e deixar os outros encarregados de fazê-lo e, então, resmungam e fazem as coisas de uma forma tão lenta (leia-se: tão cheia de má vontade), que acabamos realizando as coisas por eles, sem nos darmos conta que desta maneira estamos facilitando e levando nossos filhos para bem longe da realidade e da pró-atividade que a vida real os cobrará.


Comece a pensar em quanto você está colaborando na criação de atitudes positivas na vida de seus filhos? Perceba se está sendo um elemento impeditivo no crescimento criativo de suas crianças, limitando-as a pensar que nada é possível de se realizar?


Como dizia Chaplin: "(...) as grandes conquistas da História se basearam na crença do que parecia ser impossível (...)"


Fonte de referência: Cash-Smart Kids - www.cash-smartkids.com










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar.