Para conversarmos sobre mesada com nossas crianças, é importante fazê-las entender primeiramente porque o dinheiro é importante.
Invista algum tempo para conversar e questionar com seu filho porque ele acha que o dinheiro é importante.
Simplesmente introduzir a mesada ou semanada ou quinzenada irá deixar seu filho sem compreender porque, de repente, você resolveu dar-lhe dinheiro.
Para que a mesada tenha um significado e surta efeito é importante que você dê as "instruções de uso".
Se ele não receber as instruções é bem provável que gaste tudo no primeiro final de semana.
Questione, então, a sua criança porque ela acha que o dinheiro é importante na vida dela e na vida de outras pessoas.
Deixe que ela explane o que pensa, sem critícá-la ou corrigí-la, pois é o pensamento dela com relação ao dinheiro e, também, a visão que ela tem do que ela vem observando até em seu comportamento com o dinheiro enquanto pai, primiero modelo que a criança tende a seguir.
Este canal de comunicação aberto é um ponto inicial muito importante.
Perfeito.
Uma vez respondida a questão, pergunte ao seu filho o que ele acharia de começar a receber um valor "x" mensalmente, semanalmente, para gastar com as coisas dele (tipo, álbum de figurinhas, figurinhas, mangás, acessórios para cabelo, pulseirinhas, lanche da escola , saída no final de semana, etc - em fim, você deve conhecer os desejos extras de seu filho e ter em mente uma base de gasto mensal dele com estas coisas) :-)
Observe a expressão no rosto de seu filho quando você declarar que ele terá um recebimento mensal, semanal, quinzenal, seja lá como for que você venha a aplicar.
Parece bobo dizer para observar a expressão facial, mas você começará a perceber, através desta expressão, se há algum conflito na questão de seu filho ter que lidar com o próprio dinheiro.
Normalmente, neste ponto da conversa, as crianças mais "velhas", os '"pré-adolescentes", se mostram super felizes por poder ter nas mãos o controle do próprio dinheiro, mas demonstram também um ar mais sério, de responsabilidade.
A expressão facial já lhe dará uma boa pista de como será a administração deste dinheiro.
Diga-lhe, então, que o combinado será o seguinte: ele receberá um valor "x" mensal, semanal, quinzenal, seja como for, e que ele receberá esta quantia todo o dia "y" de cada mês (ou toda segunda-feira ou a cada duas sextas-feiras) e que se o dinheiro terminar antes do prazo combinado para novo recebimento...que pena, seus compromissos com o dinheiro terão que aguardar a data do próximo recebimento (sem empréstimos, sem adiantamentos, sem choro nem vela).
Pergunte a ele se entendeu e peça que repita o que você falou (as emoções, às vezes, deixam as regras meio confusas).
Realizado o acordo, pergunte ao seu filho, então, como ele se sentiria caso o dinheiro terminasse antes do próximo recebimento.
Ouça atentamente a resposta e observe, novamente, a expressão facial.
Pergunte-lhe, então, o que provavelmente acontecerá caso ele empregue o dinheiro de forma desorganizada.
Diga-lhe, então, que a partir de agora ele estará assumindo um compromisso e responsabilidade com o dinheiro dele.
Para selar o acordo realizado, aperte a mão de seu filho ou abrace-o ou beije-o. Faça com que ele entenda que você ficou muito orgulhoso por ele assumir este compromisso.
Depois mando mais instruções sobre como VOCÊ pode ajudar o seu filho a se tornar um cidadão consciente com o uso do dinheiro.
Aos papais que lêem em Inglês, eu indico a leitura maravilhosa do livro " The Ultimate Allowance", de Elisabeth Donati.
Aos papais que não lêem em Inglês uma boa notícia: este livro logo deverá ser lançado no Brasil. (pelo menos estou me esforçando para isso) ;-)
Abraços a todos e até a próxima.
"A parte mais sensível do corpo humano é o bolso."- Delfim Netto
Invista algum tempo para conversar e questionar com seu filho porque ele acha que o dinheiro é importante.
Simplesmente introduzir a mesada ou semanada ou quinzenada irá deixar seu filho sem compreender porque, de repente, você resolveu dar-lhe dinheiro.
Para que a mesada tenha um significado e surta efeito é importante que você dê as "instruções de uso".
Se ele não receber as instruções é bem provável que gaste tudo no primeiro final de semana.
Questione, então, a sua criança porque ela acha que o dinheiro é importante na vida dela e na vida de outras pessoas.
Deixe que ela explane o que pensa, sem critícá-la ou corrigí-la, pois é o pensamento dela com relação ao dinheiro e, também, a visão que ela tem do que ela vem observando até em seu comportamento com o dinheiro enquanto pai, primiero modelo que a criança tende a seguir.
Este canal de comunicação aberto é um ponto inicial muito importante.
Perfeito.
Uma vez respondida a questão, pergunte ao seu filho o que ele acharia de começar a receber um valor "x" mensalmente, semanalmente, para gastar com as coisas dele (tipo, álbum de figurinhas, figurinhas, mangás, acessórios para cabelo, pulseirinhas, lanche da escola , saída no final de semana, etc - em fim, você deve conhecer os desejos extras de seu filho e ter em mente uma base de gasto mensal dele com estas coisas) :-)
Observe a expressão no rosto de seu filho quando você declarar que ele terá um recebimento mensal, semanal, quinzenal, seja lá como for que você venha a aplicar.
Parece bobo dizer para observar a expressão facial, mas você começará a perceber, através desta expressão, se há algum conflito na questão de seu filho ter que lidar com o próprio dinheiro.
Normalmente, neste ponto da conversa, as crianças mais "velhas", os '"pré-adolescentes", se mostram super felizes por poder ter nas mãos o controle do próprio dinheiro, mas demonstram também um ar mais sério, de responsabilidade.
A expressão facial já lhe dará uma boa pista de como será a administração deste dinheiro.
Diga-lhe, então, que o combinado será o seguinte: ele receberá um valor "x" mensal, semanal, quinzenal, seja como for, e que ele receberá esta quantia todo o dia "y" de cada mês (ou toda segunda-feira ou a cada duas sextas-feiras) e que se o dinheiro terminar antes do prazo combinado para novo recebimento...que pena, seus compromissos com o dinheiro terão que aguardar a data do próximo recebimento (sem empréstimos, sem adiantamentos, sem choro nem vela).
Pergunte a ele se entendeu e peça que repita o que você falou (as emoções, às vezes, deixam as regras meio confusas).
Realizado o acordo, pergunte ao seu filho, então, como ele se sentiria caso o dinheiro terminasse antes do próximo recebimento.
Ouça atentamente a resposta e observe, novamente, a expressão facial.
Pergunte-lhe, então, o que provavelmente acontecerá caso ele empregue o dinheiro de forma desorganizada.
Diga-lhe, então, que a partir de agora ele estará assumindo um compromisso e responsabilidade com o dinheiro dele.
Para selar o acordo realizado, aperte a mão de seu filho ou abrace-o ou beije-o. Faça com que ele entenda que você ficou muito orgulhoso por ele assumir este compromisso.
Depois mando mais instruções sobre como VOCÊ pode ajudar o seu filho a se tornar um cidadão consciente com o uso do dinheiro.
Aos papais que lêem em Inglês, eu indico a leitura maravilhosa do livro " The Ultimate Allowance", de Elisabeth Donati.
Aos papais que não lêem em Inglês uma boa notícia: este livro logo deverá ser lançado no Brasil. (pelo menos estou me esforçando para isso) ;-)
Abraços a todos e até a próxima.
"A parte mais sensível do corpo humano é o bolso."- Delfim Netto
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