terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Controle financeiro: uma história de amor e desespero




Por que muitas pessoas não fazem um controle financeiro diário?

"Eu não coloco "no papel" o que eu gasto porque eu tenho muitas dívidas, mas eu tenho uma ideia mais ou menos de quanto eu gasto por mês." 

É muito comum ouvir isto de muitas pessoas e muitas pessoas tem "uma ideia mais ou menos" de quanto gastam por mês porque trabalham com os números maiores, mas e as despesas menores do dia a dia? Poucas  são as pessoas que as contabilizam.

Muitas pessoas pensam que fazer um controle financeiro diário irá restringi-las, mas ao contrário, irá libertá-las.
Gastar de maneira inconsciente faz com que as pessoas se tornem reféns de suas despesas, pois se veem trabalhando e trabalhando apenas para pagar por coisas que se esquecem que compraram, nem usam e talvez nem quisessem tanto assim. 
O que vem a seguir, muitos já conhecem: trabalho e trabalho e trabalho para ficar pagando por essas coisas, sem tempo para realizar os grandes sonhos da vida, ou seja, as coisas que realmente querem realizar.
Assim, enquanto listam ou examinam seus gastos diários, as pessoas se sentem como se estivessem indo para a forca ou carregando um peso ou ainda se sentem muito mal por visualizarem aqueles gastos, mas a ideia do orçamento diário não é para ser restritivo e nem para nos privarmos das coisas que desejamos. Trata-se apenas de fazer com que os gastos combinem com a realização dos sonhos, ou seja, apenas de fazer com que o dinheiro ganho venha transformar sonhos em realidade.

Rastrear os pequenos gastos também faz parte da boa educação financeira.

Lembre-se:  É melhor dizer ao seu dinheiro para onde ele vai do que perguntar depois para onde ele foi!

#Fica a Dica 
http://www.yupee.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja o primeiro a comentar.