domingo, 30 de setembro de 2012

Águia ou Galinha?


Uma equipe de ecologistas americanos propôs-se ao desafio de estudar o comportamento das águias.

Munidos de uma filmadora com lentes de longo alcance de até 500 m, decidiram escalar as montanhas do Colorado e acompanharam dali o processo de construção do ninho de uma águia, num daqueles picos gelados, bem na encosta, no ponto mais perigoso, inacessível.

A camada externa era toda de espinhos; a segunda, gravetos sem espinhos, peles de animais e capim. O interior era todo revestido de penas. Depois de concluído, tinha dois metros de profundidade e três de diâmetro. Apesar da neve cá fora, o ninho era todo quentinho, aconchegante, e totalmente protegido do vento.  

Os penhascos são os locais preferidos das águias: constroem lá seu ninho e o conservam por toda a vida. Se ele cai ou sofre depredação, a águia constrói outro no mesmo lugar. De hábitos sedentários, possuem morada própria, fixa, e não admitem intrusos no ninho.
As águias, notáveis pelo seu tamanho e vigor, são as aves mais fortes que existem.

Devido à sua imponência, ferocidade, valentia, nobreza, figuram nos emblemas e escudos das nações desde os tempos da antiga Babilônia.
Os olhos muito grandes e frontais os diferem das demais aves e lhes proporcionam uma visão ampla, panorâmica que lhe permite, lá em cima, espreitar a presa aqui em baixo. Dificilmente uma presa escapa às suas fortes garras.

Todos os animais que tem olhos frontais são caçadores. 

A águia é uma caçadora e prefere alimentar-se de animais vivos - pequenos mamíferos, aves, cobras, peixes, insetos.
Não come nada em estado de decomposição nem tampouco bebe água suja.
As possantes asas lhe permitem um voo impetuoso, porém seguro e bem direcionado. É monógama. Só aceita um único macho durante toda a vida.

É livre. 
Vive em liberdade e não aceita cativeiro. Se for presa, não come, nem bebe.

Enfrenta a fúria das tempestades; dos ventos retira a força necessária para alçar voo aos picos mais elevados. É corajosa e destemida. Essa é uma característica própria da águia – ela não se intimida diante de uma tempestade: quanto mais forte o vendaval, mais alto ela sobe.
Aproveita os redemoinhos, as intempéries, porque gosta de estar acima das nuvens.
À medida que os filhotes vão crescendo ela vai retirando primeiro as penas, depois o capim, para que os espinhos criem certo desconforto e eles deixem o ninho e alcem voo.

E a galinha?

Galinha só olha para os lados e para baixo. Nunca para o alto. Toda sua expectativa está ligada ao chão.
Galinha tem asas, mas não alça voo; tem olhos, mas são deficientes por serem laterais e, por isso, ela não consegue fixar um alvo, então só olha para o chão; tem bico, mas não ataca. Tem pés, porém não é ligeira; tem garras, mas não se defende.

O destino da galinha é ser caça. Seu mundo se resume num quintal.

Quando adoece, a galinha fica de asas caídas, dependente de socorro. Ninguém jamais viu uma águia doente; quando debilitada, reúne todas as forças que tem para se refugiar no alto. Não fica por aí à espera de piedade. Autocomiseração não combina com a águia.
Galinha morre cabisbaixa.
A águia, quando pressente a proximidade da morte, empreende o último voo, solitário e sobe o mais alto que suas forças lhe permitem, para morrer voando e cai no deserto, em alto mar ou plena selva.

Fonte: Quem é você? Águia ou Galinha (Jorge Linhares - Editora Getsêmane)


.

domingo, 2 de setembro de 2012

Crie Você a sua jornada evolutiva


Esta é uma história sobre quatro pessoas: Todos, Alguém, Qualquer Um e Ninguém

Havia um importante trabalho a ser realizado e Todos sabiam que Alguém o faria.

Qualquer Um poderia ter feito, mas Ninguém o fez.

Alguém ficou bravo porque era um trabalho de Todos.

Todos pensaram que Qualquer Um poderia tê-lo feito, mas Ninguém pensou que Todos fossem deixar de realizá-lo.

Acabou que Todos culparam Alguém, quando Ninguém fez o que Todos deveriam ter feito.

Conclusão: A forma como cada um constrói as pontes sobre as quais trilhará os caminhos de sua própria vida é responsabilidade de cada um. 
Querer achar culpados é sempre a forma mais simplista de não assumir as próprias falhas, mas o crescimento profissional e pessoal só vem àqueles que passam a ter consciência de seus próprios erros e de suas deficiências e em querer corrigí-los.

Sejamos nós mesmos a nossa própria consciência.

sábado, 1 de setembro de 2012

Entusiasmo: a Força que vem de dentro!


Imagem: Arquivo pessoal
Além do significado que pode ser entendido como um estado de grande euforia e alegria, refletindo em uma consequente coragem, a palavra "entusiasmo" vem do grego e significa literalmente:"sopro divino" e ainda “o Deus que habita dentro”.
Etimologicamente falando, também acho linda a composição da palavra Entusiasmo. Entusiasmo é composto de 2 palavras do grego en + theos, que literalmente quer dizer "em Deus". Originalmente significava inspiração ou possessão por uma entidade divina ou pela presença de Deus.

Estar Cheio de Deus

Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. Assim a pessoa entusiasmada era aquela que era possuída por um dos deuses. Ser entusiasmado é nada mais que estar CHEIO de DEUS.
Atualmente, uma pessoa entusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais ao seu redor. O entusiasmo pode portanto ser considerado como um estado de espírito otimista.
Mas o entusiasmo é diferente do otimismo. Otimismo significa acreditar que uma coisa vai dar certo. Talvez até torcer para que ela dê certo. Muita gente confunde otimismo com entusiasmo.
Um otimista tem pensamento positivo e acredita que uma coisa vai dar certo. Um entusiasta é aquela pessoa que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si. Acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o seu próprio mundo e a sua própria realidade.
Um otimista “espera” que a coisa de certo. Um entusiasta “trabalha” para que dê certo pois ele acredita na sua capacidade de realizar, produzir, criar, construir. 
Para tudo o que é feito na vida sempre é empregado uma dose de “emoção”, de energia, quer seja ela pequena ou quer seja ela grande. Assim no dia a dia as pessoas podem alocar entusiasmo em suas tarefas, em seus compromissos, em suas realizações e com isso promover uma grande revolução em seus resultados. Quem vive entusiasmado nos relacionamentos, no trabalho e na vida, provoca resultados muito diferentes daqueles que são apenas otimistas.

Exercício Simples

Sinta a diferença neste exercício simples realizado em 3 etapas:
  1. Vá em frente a um espelho e Diga: bom dia (com pouca emoção na sua voz).
  2. Na segunda vez, coloque um pouco mais vibração na voz ao dizer bom dia e perceba que até seus olhos irão ficar diferentes.
  3. Na Terceira etapa, dê um sorriso antes, diga bom dia com muita emoção na voz (aumentando o tom e a vibração) e perceba que seus olhos brilharam: Isto é entusiasmo. Isto é contagioso!
Pessoas entusiasmadas mudam o mundo ao seu redor. Elas ajudam os outros a construírem seus sonhos e a realizar suas metas. Você mesmo já percebeu como é diferente e gostoso estar ao lado de uma pessoa entusiasmada? Como o entusiasmo dela te afeta positivamente? O próprio ambiente muda. Isso porque quando a pessoa se entusiasma, literalmente falando, ela se “ENCHE DE DEUS”, e DEUS é essa força interior, esse ESPÍRITO lindo que mora dentro do ser humano (falando em Criacionismo) e por isso todo o ambiente muda, pois uma pessoa entusiasmada está ativando de dentro dela mesma a força que mora dentro, ou seja, o próprio DEUS.
Uma pessoa entusiasmada que está todos dias conectada com DEUS, em relacionamento íntimo e fluente, é um agente de alegria, de esperança, fé e convicção. Seja um agente do entusiasmo, Libere o DEUS que habita dentro de você para transformar o mundo ao seu redor. Diga YES e viva com alegria a vida FENOMENAL que você tem direito.