Imagem cedida por cortesia de Gerianne M. Alexander ao blog http://www.psychologytoday.com/blog/the-scientific-fundamentalist |
Que meninos e meninas investem seu dinheiro de forma diferente, isso nós já sabemos; que meninas ainda investem menos dinheiro do que os meninos no mercado financeiro, mas quando investem são mais cautelosas do que os meninos, isso nós também já sabemos.
Estudos e pesquisas reforçam a questão biológica como fator provável para que meninos e meninas escolham brinquedos diferentes na hora de brincar e este mesmo estudo, através de uma leitura atenta, poderá ser útil e servir como referência para entender que se as meninas ainda não estão em grande número investindo em ações, pode ser simplesmente porque acreditem de forma inconsciente que essa brincadeira meio arriscada é "brincadeira" de menino.
No entanto, saiba que até grandes investidores - como o próprio Warren Buffett - são esteriotipados como "meninos que investem como se fossem uma garota". Mais um sinal de que há muito o que aprender e a compartilhar entre ambos os sexos.
Vida longa e próspera.
Por que
Meninos e Meninas Brincam com Brinquedos Diferentes?
Por que garotas preferem Barbies e por que meninos preferem carros?
por Satoshi Kanazawa in The Scientific Fundamentalist
Tradução livre: Silvia Alambert
No mundo inteiro, meninos e meninas preferem
brincar com tipos diferentes de brinquedos. Os meninos gostam tipicamente de
brincar com carros e caminhões, enquanto as meninas dão preferências às bonecas.
Por que isto? Uma explicação tradicional sociológica é que meninos e meninas
são socializados e encorajados por seus pais e pela “sociedade” a brincarem com
tipos diferentes de brinquedos. As evidências científicas crescentes sugerem,
porém, que as preferências por brinquedos de “meninos” e “meninas” podem ter
origem biológicas.”
Em 2002,
Gerianne M. Alexander da Texas A&M
University e Melissa Hines da City
University de Londres paralisaram o mundo científico ao mostrar que os
macacos vervet (macaco verde) mostravam as mesmas preferências típicas por
brinquedos de “meninos” e “meninas”, como o ser humano. Em um estudo
incrivelmente criativo, publicado em Evolução e Comportamento Humano, Alexander
e Hines ofereceram dois brinquedos considerados tipicamente brinquedos de menino
(uma bola e um carro de polícia), dois brinquedos considerados tipicamente como
sendo brinquedos de menina (uma boneca de pano e uma panela) e dois brinquedos
considerados neutros (um livro de pintura e um cachorro de pelúcia) a 44
macacos verdes machos e 44 macacos verdes fêmeas. Alexander e Hines, então,
avaliaram as preferências dos macacos por cada brinquedo, medindo o tempo em
que os macacos (machos e fêmeas) despendiam com cada brinquedo. Os dados
demonstraram que os macacos verdes machos demonstravam um interesse muito mais
significante pelos brinquedos masculinos, enquanto as fêmeas demonstravam o
mesmo interesse significante, porém, pelos brinquedos femininos, mas ambos os
sexos não tinham preferências quando se tratava dos brinquedos neutros.
O
artigo de Alexander e Hines contém uma
linda foto (reproduzida aqui por cortesia de Gerianne M. Alexander) de um macaco vervet
fêmea realizando uma inspeção nas partes genitais da boneca, a fim de determinar
se é um macho ou uma fêmea - como faria uma menina – e de um macaco vervet
macho empurrando o carro de polícia para trás e para a frente – como faria um
menino. Se as preferências das crianças por brinquedos foram amplamente
formadas pela socialização com relação ao gênero, como clamam muitos sociólogos
tradicionais, e sob os quais os pais dão brinquedos a elas “apropriados ao gênero”
masculino e feminino, como é que estes macacos vervet tem as mesmas
preferências como os meninos e meninas? Eles nunca foram socializados por
humanos e eles nunca viram estes brinquedos antes em suas vidas. Ainda assim, não
apenas os macacos vervet machos e fêmeas demonstraram idêntica preferência
pelos brinquedos por conta do gênero masculino e feminino, mas também brincaram
com estes brinquedos da mesma forma que os meninos e as meninas brincam.
Tão
formidavelmente criativo e espetacular foi este estudo inicial promovido por Alexander e Hines, ele é a única literatura científica
por enquanto. Todas as novas descobertas científicas deverão ser replicadas
para assegurar que estes “achados” são verdadeiros e podem ser generalizados. Bem,
foram seis anos até que as descobertas tenham sido agora replicadas.
Em
outro artigo científico da Hormones & Behaviour,
Janice M. Hassett, Erin R. Siebert e Kim Wallen, da Emory University, o
experimento das preferências por brinquedos masculinos ou femininos foi
replicado, só que desta vez entre os macacos rhesus, uma outra espécie de
primata. Este novo estudo mostra que quando são dadas as escolhas entre “brinquedos
sobre rodas”, esteriotipados como sendo brinquedos típicos masculinos (tais
como carroças, caminhão e carro) e brinquedos de pelúcia considerados
tipicamente femininos (tais como o Ursinho Pooh, um coala de pelúcia ou mesmo
uma boneca de pano, como Raggedy Ann), os macacos rhesus machos demonstram
forte e significante preferência por brinquedos masculinos. Os macacos rhesus
fêmeas demonstram preferência por brinquedos de meninas, mas a diferença em
suas preferências não é estatisticamente significante.
Não
sabemos ao certo o por que das
preferências das diferentes espécies de primatas machos optarem por brinquedos
sobre rodas ou outros veículos e o por
que das diferentes espécies de
primatas fêmeas optarem por brinquedos de pelúcia ou outras bonecas (exceto
pela vaga semelhança a bebês, os quais as fêmeas ao longo da evolução são
designadas a cuidar). Portanto, torna-se menos e menos provável que a concepção
de que a “socialização do gênero” seja a razão pela qual meninos e meninas
tenham preferências diferentes por tipos de brinquedos e mais e mais
provavelmente que esteja ligada a questões genéticas, hormonais e outros
fatores biológicos pelo o que se observou nas diferenças dos sexos com relação
às preferências pelos brinquedos.
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